sexta-feira, 20 de março de 2015

SÃO JOSÉ É ROUBADO DA IGREJA DE LAGOA DOS CAVALOS



Pela antiga tradição popular, além de pedir chuva, católicos também recorrem à intercessão de São José para situações difíceis na vida agricolar, e escassez de água que vivenciamos nos últimos anos, Um fato ocorrido ontem dia (19)  na comunidade do Sítio Lagoa dos Cavalos, chama a atenção pelo fato de fazer anos que não ouvíamos falar, ouve um misterioso roubo da imagem de SÃO JOSÉ , na capela de São Sebastião Padroeiro de comunidade.
Esta tradição tão desconhecida, nos nossos dias, a tradição diz que quando houver tempos de seca rouba-se a imagem de São José, para que o inverno volte na terra. e só devolve-se a imagem quando chove, diz que a chova e o santo chorando, pedindo para volta  a sua moradia.


  Quando o santo e devolvido, tudo acontecia com uma festa maravilhosa, chamada de “acompanhamento”, com foguetões, chuvinhas, bombas, girândolas, e, às vezes, até os grandes balões.  A devolução de São José deve antecedida por nove noites de atos religiosos, chamados de novena, com muita animação, festividades religiosas e a união das famílias da localidade agradecendo ao santo padroeiro da chuva. 
FONTE: ARQUIVO DA LAGOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vamos ser moderados nos comentarios