quarta-feira, 9 de setembro de 2015

REUNIÃO NA CÂMARA DEBATERAM SOBRE A RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Na noite desta terça-feira (8), a convite do presidente da Câmara Municipal de Senador Elói de Souza, vereador Maurício Hortêncio, além dos outros parlamentares que compõem o Legislativo, o prefeito Kerginaldo Medeiros representando o Executivo, o Sgto. PM Arnaldo, comandante do destacamento policial e Conselheiros Tutelares do município, representantes interinos do Judiciário, realizaram uma importante reunião onde, em conjunto, foram tomadas algumas decisões sobre o uso de veículos ciclomotores dentro da jurisdição do município de Senador Elói de Souza.

A princípio, uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE/RN), circulou nas redes sociais e em outros locais acessíveis ao público sobre os direcionamentos que o policiamento local deva agir em caso de infração por parte dos condutores e dos próprios veículos ciclomotores (motocicletas), onde a recomendação alerta para apreensão desses veículos e tomada de decisões que responsabilizem diretamente os seus proprietários.

Tal medida gerou uma polêmica enorme entre os proprietários de motos que as tem como principal meio de locomoção em suas diversas atividades profissionais dentro das zonas rural e urbana do município e muitos tiram o sustento de suas famílias utilizando-se justamente deste meio de transporte.

Sabemos outrossim, que em toda frota desta modalidade de veículos existente no município, seguramente, algo em torno de 65 a 75% desses veículos são antigos e seus proprietários por não possuírem uma condição financeira favorável, não cumprem com a quitação dos deveres sobre os encargos de emplacamento do veículo e habilitação pessoal dos seus condutores.

Se aplicada à medida na sua integralidade, fatalmente seria um golpe terrível a toda essa gente humilde possuidora dessas motocicletas usadas como meio prático e polivalente de locomoção e trabalho. Além do mais, impactaria negativamente na economia local no comércio de peças e acessórios para esse tipo de transporte.

Argumentado pela preocupação popular sobre o assunto o prefeito Kerginaldo abriu a discussão da matéria em pauta. Primeiro isentando as autoridades locais de qualquer ato que se diga a respeito da execução da orientação judicial. Ao mesmo tempo em que lançou a ideia de que a fiscalização fosse razoável a aqueles que utilizam suas motocicletas com o único propósito de locomoção de modo responsável e obrigatoriamente ser maior de idade, a fim de que possa responder de acordo com a lei, por seus próprios atos.

De acordo com o Sgto. PM Arnaldo, o maior motor da resolução da Justiça é justamente o emprego do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como o Código Nacional de Trânsito, de 1941, que prevê os direitos e deveres dos possuidores e condutores de veículos. De acordo com o que prevê a recomendação judicial, caso a autoridade policial não cumprir a determinação, será responsabilizada por prevaricação (descumprimento do dever). Arnaldo ainda argumentou de que avisou pessoalmente aos comerciantes proprietários de motocicletas que fazem pronta entrega sobre as novas regras à serem cumpridas. Ele também pediu a compreensão da população sobre os atos que poderão ser tomados em decorrência de supostas irregularidades que possam surgir pelo mal uso dos transportes e que possam causar danos físicos ou materiais a outros, mas que embora não ir fazer barreiras policiais irá estar atento ao bom uso do meio de transporte, podendo interferir a qualquer instante desde que haja necessidade de uma tomada de decisão policial.

Fazendo parte da discussão, o vereador Ari, sugeriu que fosse dado um prazo para que os proprietários dos motociclos regularizassem perante o Detran/RN os seus veículos. E argumentou da necessidade que as pessoas têm da utilização desse meio de transporte para se locomover no território municipal. O vereador Gilberto Lourenço, elogiou o trabalho do policial Arnaldo, enfatizando os efeitos positivos causados à sociedade civil. Gilberto ainda endereçou uma crítica à presidência da Casa sobre a falta de conhecimento da recomendação judicial em plenário e reforçou chamando de "desorganização" o teor das reuniões.  O Parlamentar também cobrou do Executivo a correção da documentação da frota municipal dos que encontra-se em atraso.

Fugindo o foco da reunião que tratava de uma situação onde todos buscavam uma alternativa para minimizar o rigor da recomendação judicial e oportunizar o uso racional dos veículos de forma responsável, alguns assuntos alheios aos anseios do momento entraram em debate causando indignação de alguns presentes.

Com relação ao suposto atraso da documentação dos transportes públicos municipais, o prefeito Kerginaldo afirmou que não era sabedor da existência de tais irregularidades e reforçou o agradecimento ao vereador presidente da Casa, Maurício Hortêncio, pela iniciativa, pois segundo ele, comentários gerados na cidade davam conta de que o responsável pela atitude de repressão ao uso das motos atrasadas e por condutores não habilitados, teria partido dele, o que ficou provado através da reunião que tal comentário espalhado foi calunioso e mais uma tentativa de jogar a opinião pública de encontro a administração municipal.

Ao final da reunião, creio eu, pelo o que entendi, ficou acertado de que o órgão fiscalizador, não irá tolerar o uso indevido dos meios de transporte onde possa colocar em risco a integridade física ou até patrimonial das pessoas, os usuários necessitarão usar capacetes, conduzir o motociclo de forma prudente dentro das normalidades e ter maioridade penal.


BLOG DO CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vamos ser moderados nos comentarios