sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Corte de energia paralisa a adutora



A Adutora Monsenhor Expedito, que tem captação na Lagoa do Bonfim e abastece 30 cidades e dezenas de comunidades rurais nas regiões Agreste, Trairi, Potengi e Central, paralisou o serviço de abastecimento nas primeiras horas da manhã de ontem e ficou sem operar até o começo da tarde. A falta de energia elétrica no sistema de bombeamento da Estação EB-7, em Boa Saúde, paralisou todo o sistema adutor.

O chefe do serviço de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul, Dídimo de Oliveira, informou que a concessionária de energia não informou quando o fornecimento energético será restabelecido e somente com a regularização da oferta de energia é possível normalizar a distribuição de água pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em toda a região atendida pela adutora.

Esta é a terceira falta de energia registrada na área esta semana. Na última segunda-feira (8), a estação de bombeamento EB1, na Lagoa do Bonfim, ficou sem funcionar por 12 horas. Na quarta-feira (10) a EB8, instalada em Bom Jesus, também ficou parada por falta de energia, das 10h às 22h.

As interrupções no fornecimento de energia além de provocar a paralisação da adutora fazem com que o sistema de abastecimento, ao retornar a eletricidade, necessite de 72 horas para ser totalmente restabelecido. A adutora possui tubulação com 331 quilômetros de extensão.

São atendidas pela Monsenhor Expedito as cidades de Ielmo Marinho, Santa Maria, São Pedro, São Paulo do Potengi, São Tomé, Barcelona, Lagoa de Velhos, Ruy Barbosa, Monte Alegre, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedra, Passa e Fica, Lagoa D´Anta, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Serrinha, S. J. de Campestre, Tangará, Japi, São Bento do Trairí, Sítio Novo, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Lajes Pintada, Jaçanã, Serra Caiada, Boa Saúde, Elói de Sousa e Santa Cruz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

vamos ser moderados nos comentarios