sexta-feira, 15 de novembro de 2013

12 municípios do RN recebem verba para núcleos da Saúde da Família

Portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, credencia mais 12 municípios do RN a receberem incentivos financeiros para seus Núcleos de Apoio à saúde da Família (NASF).

Ao comunicar o fato ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, o ministro Padilha destacou o fato de que os 12 municípios tiveram seus credenciamentos aprovados pela Comissão Intergestora Bipartite do Rio Grande do Norte.

A relação dos 12 municípios é a seguinte: Acari, Assu, Caiçara do Norte, Espírito Santo, Lagoa Salgada, Pedra Grande, Porto do Mangue, Presidente Juscelino, São Rafael, São Vicente, Senador Eloi de Souza e Tenente Laurentino.

2 comentários:

  1. Professor Ivan, entendendo que o NASF é muito importante para o município, o Conselho Municipal de Saúde (presidido por Geíse Freitas e composto por Marlene Chagas, Roberto, Gilson Lins, Andréia, João Paulo e Josué) aprovou a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que oferecerá o atendimento médico de várias outras especialidades clínicas. A população usuária dos serviços de saúde terá mais opção e oportunidade para se consultar com médicos especialistas, a partir do funcionamento deste Núcleo de Saúde.

    ResponderExcluir
  2. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma equipe, integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde.
    O NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio às equipes de Saúde da Família.
    A atuação do NASF baseia-se em diversas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde, tais como: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.
    Existem duas modalidades de NASF: o NASF 1 que deverá ser composto por no mínimo cinco das profissões de nível superior (Psicólogo; Assistente Social; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Profissional da Educação Física; Nutricionista; Terapeuta Ocupacional; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Médico Acupunturista; Médico Pediatra; e Médico Psiquiatra) vinculado de 08 a 20 Equipes Saúde da Família e o NASF 2 que deverá ser composto por no mínimo três profissionais de nível superior de ocupações não-coincidentes (Assistente Social; Profissional de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo; e Terapeuta Ocupacional), vinculado a no mínimo 03 Equipes Saúde da Família, fica vedada a implantação das duas modalidades de forma concomitante nos Municípios e no Distrito Federal.

    ResponderExcluir

vamos ser moderados nos comentarios