O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.
Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco.
A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.
O novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o Mundo). Na breve aparição, ele agradeceu ao Papa Emérito Bento XVI e pediu orações para seu pontificado que se inicia.
O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.
A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.
Foram 03 destaques importantes nessa nova caminhada da Igreja Católica Apostólica Romana (a única Igreja criada pelo próprio Jesus):
ResponderExcluir1) A renúncia de um Papa que reconheceu que já estava na hora de mudar, mesmo tendo seu poder garantido até a morte. Prova de muita lucidez;
2) Escolha de um novo Papa latino-americano (todos os outros foram europeus). O argentino Jorge Mario (Francisco) é nosso vizinho;
3) A presença do Seminarista Gilmar e a sua participação num meio de comunicação global não deixa de ser histórico e importante para nós.