domingo, 2 de dezembro de 2012

PREVISÃO DE CHUVA PARA O PRÓXIMO ANO NO NORDESTE VAI SER ABAIXO DA MÉDIA.



A meteorologista do Inmet Danielle Barros Ferreira, afirmou que a estiagem permanecerá nos próximos três meses NA REGIÃO NORDESTE a começar por dezembro. “[A previsão] continua indicando maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal (40%) para grande parte da Região Nordeste, ou seja, maior probabilidade que a estiagem permaneça neste trimestre”.

Além disso, Danielle Ferreira ressaltou que normalmente a quadra chuvosa do no nordeste inicia-se no mês de fevereiro e estende-se até maio, “porém não se pode afirmar se realmente haverá chuvas mais regulares a partir de fevereiro, pois estamos em um período em que a temperatura da superfície do mar (TSM) do Oceano Pacífico está neutra, não havendo uma caracterização de efeitos do El Niño (aquecimento do Oceano Pacífico – chuvas fracas no nordeste) ou La Niña (resfriamento do Oceano Pacífico – chuvas no nordeste)”, disse.

De acordo com a meteorologista, esses efeitos dependem de outros aspectos, como a temperatura no Oceano Atlântico próximo a costa do Nordeste. “Por exemplo, uma TSM acima da média no Atlântico próximo à Região Nordeste, tende a aumentar as chuvas desta região, pois mantém a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o estado. Lembrando que este sistema é o principal causador de chuvas na região. Portanto, tudo irá depender do comportamento dos oceanos, bem como a formação e a localização da ZCIT sobre a região”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vamos ser moderados nos comentarios