quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Arena das Dunas começa a receber o gramado

O processo de plantio do gramado da Arena das Dunas foi iniciado nesta quarta-feira (14), pontualmente às 8 horas da manhã. O estádio, que no final de julho atingiu a marca de 83,81% do seu projeto total, já rompeu a casa dos 85% com o início do trabalho, de acordo com a OAS.

O processo escolhido para implantação do gramado, foi a plantação de mudas, com o trabalho sendo realizado em 48 horas. A área plantada será 115m de comprimento por 78 m de largura, embora as dimensões oficiais do campo de jogo durante a realização da Copa do Mundo exigida pela Fifa seja de 105m de comprimento e 68m de largura.
Operários iniciaram o plantio da grama da Arena das Dunas
O gramado vai levar cerca de 90 dias para se estabelecer, mas o período leva em consideração o nível de luz e irrigação. Em um prazo de 20 dias, o tapete de grama já deverá estar pronto para sofrer o primeiro corte. O qualidade de grama escolhida pela Fifa para ser implementada na Arena das Dunas foi a Bermuda Tifway, que também é conhecida no mercado como grama de verão, uma qualidade mais resistente as condições nordestinas. Todo processo de plantio foi mecanizado.

O gramado que após o plantio das mudas exigirá apenas manutenção, corte, adubação e irrigação até se estabelecer. Foi implementado sobre uma camada de tapete composta por uma cobertura de brita selecionada de 10 centímetros e mais sob uma camada de areia e adubo de mais 20 centímetros. A irrigação será realizada por 35 aspersores independes, que injetam água de acordo com a necessidade de cada parte do gramado.

O material foi cultivado na empresa Itograss, no município de Touros, distante 100 Km de Natal, e as mudas foram transportadas até a Arena das Dunas em caminhões refrigerados. A empresa foi a responsável pelo mesmo serviço na Arena Grêmio, Beira-Rio, Itaquerão e vai realizar o plantio de grama nos campos dos estádios de Cuiabá e do Palmeiras.

Um comentário:

  1. Professor Ivan, quem passa na Avenida Salgado Filho, ou nas imediações, começa a vislumbrar um novo visual no antigo local onde estavam o Machadinho e Machadão. Tudo vira uma realidade e o sonho da realização de jogos da Copa do Mundo de futebol na cidade de Natal se aproxima cada vez mais. Alguns criticam os gastos, o que também concordo, mas concordo também que muitos outros Estados do Brasil gostariam de ter o que Natal está para possuir.

    ResponderExcluir

vamos ser moderados nos comentarios